2 de outubro de 2014

Lígia Jacques e o violonista Rogério Leonel são as atrações de outubro no Projeto Chora Brasil.



O Projeto Chora Brasil, promovido pelo Clube do Choro de Belo Horizonte, traz na edição deste mês ao palco do Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec, a cantora Lígia Jacques e o violonista, compositor e arranjador, Rogério Leonel. 
Como convidados se apresentam ao lado da dupla, Luísa Mitre nos teclados e Agostinho Paolucci no violão de 7 cordas. O show acontece na terça, 7 de outubro, às 19 horas.
O projeto visa ampliar o espaço para a prática do Choro na cidade destacando o trabalho de músicos associados e convidados, valorizando o gênero brasileiro e a música instrumental e tem parceria com a Muringa Produções e Eventos. 

REPERTÓRIO
Lígia, que lançou em 2010 seu álbum CHORO CANTADO em homenagem à saudosa Rainha do Choro, ADEMILDE FONSECA, continua seu trabalho de preservação da memória desta grande artista, bem como do choro cantado.
Para este show, Lígia e Rogério Leonel prepararam um repertório que inclui não só choros em versão letrada, mas também choros instrumentais, sem letra, em que a voz dialoga com os outros instrumentos, hora em uníssono, ora dividindo os solos, hora em duetos ou mesmo em contrapontos a três vozes. 
Esta modalidade de arranjo contrapontístico vem demonstrar a forte afinidade do choro com a música barroca. Neste caso, temos como exemplo o “Choro Barroco”, título do primeiro CD da cantora, lançado em 2001 (primeira edição) e nova edição em 2007. Esta composição de Rogério Leonel, anteriormente instrumental, só vocalizada, ganhou letra de Jorge Fernando dos Santos para o novo CD CHORO CANTADO. Jorge Fernando é produtor e idealizador do CD, que inclui também três letras suas em parceria com Valter Braga, nos choros: Água de Moringa, Domingueiro e Romanceando, além da letra que fez para o choro Satan, de Chiquinha Gonzaga. O CD tem direção musical e arranjos de Rogério Leonel.
Neste show, Lígia interpreta também alguns choros com letras inéditas, como “Naquele Tempo”, de Pixinguinha e letra de Toninho Camargos, além de “Apenas Duas Lágrimas” de Waldir Silva e letra de Acir Antão e Raphael Vidigal, homenageando o grande mestre do cavaquinho, falecido no ano passado.

OS MÚSICOS

 ROGÉRIO LEONEL
Violonista, compositor e arranjador. Tem registrado seu trabalho ao lado de vários artistas e grupos mineiros, entre eles o quarteto vocal "TOM SOBRE TOM", do qual foi também o principal fundador, o grupo “DA BOCA PRA FORA” e nos CDs: CHORO BARROCO e CHORO CANTADO de Lígia Jacques (violão, direção musical e arranjos), “TITANE”, da cantora mineira e “SIMBORA, JOÃO”, de Ladston do Nascimento. Lecionou na ESCOLA LIVRE MÚSICA DE MINAS de Milton Nascimento e Wagner Tiso e na Orquestra de Violões do Colégio Estadual Milton Campos, uma das mais antigas e tradicionais escolas públicas de Belo Horizonte. Músico de formação auto-didata e técnica esmerada, é profundo conhecedor de harmonia popular e exímio pesquisador do violão brasileiro. Foi definido pelo violonista e compositor Guinga, como "uma maravilha que o Brasil deveria conhecer" e como "o cara que faz os arpejos de violão mais bonitos que já vi". (Jornal O                                                                  TEMPO,  capa do caderno MAGAZINE, 22/05/2002).

 LUÍSA MITRE
Pianista, bacharel em piano pelo curso de Música Popular da UFMG. Foi vencedora do primeiro concurso "Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais", promovido pela OSMG em 2010, onde obteve como premiação a apresentação de um concerto junto a esta orquestra no Grande Teatro do Palácio das Artes. Foi também vencedora dos concursos “Jovem Músico BDMG 2003 e 2005”, “Jovem Instrumentista BDMG 2013” e “Segunda Musical 2005 e 2006”. Integrou a Big Band do Palácio das Artes do ano de 2008 a 2010, e a Geraes Big Band (UFMG) de 2011 a 2013. Atua como pianista, acordeonista e arranjadora integrante do grupo Toca de Tatu. Atua/atuou como pianista em shows e gravações de artistas como: Trio Amaranto, Lígia Jacques, Waldir Silva, Dado Prates, Thelmo Lins, Wagner Cosse, Ana Cristina, Coletivo ANA, dentre outros. Dedica-se também a seu trabalho como pianista solo, em duo com o violonista Lucas Telles,                                                                        além de integrar o trio formado juntamente com Natália Mitre (bateria) e Kiko Mitre (baixo). 

 AGOSTINHO PAOLUCCI
 Violonista, compositor e guitarrista, estudou na Fundação de Educação Artística e gravou com vários grupos de destaque como Amaranto, Zé da Guiomar e Quatro na Roda, de Belo Horizonte. É integrante e fundador dos grupos Copo Lagoinha, com quem se apresentou ao lado de vários nomes importantes da música brasileira como Nelson Sargento, Nei Lopes, Delcio Carvalho, Mauro Diniz, Monarco, Mariana de Moraes e Cristina Buarque entre outros e do grupo de choro Corta-Jaca com quem gravou dois CDs e um DVD, com direção musical de Maurício Carrilho e Paulo Aragão. Participa ativamente das rodas de choro e de grupos como Choro Nosso e Choros de Câmara.


SERVIÇO
“Projeto Chora Brasil” apresenta: Lígia Jacques e Rogério Leonel convidam Luísa Mitre e Agostinho Paolucci.
Data: 07 de outubro de 2014 - terça feira
Horário: 19hs
Entrada: R$15,00 (inteira) R$7,50 (meia-entrada)
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec - Teatro de Câmara
Praça Sete - Rua dos Carijós, 258 - Centro - Belo Horizonte / MG
Info: (31) 3201-5211

Nenhum comentário: