Chique Chiquinhas

LÍGIA JACQUES E O PROJETO “CHIQUE CHIQUINHAS”

A MÚSICA DE CHIQUINHA GONZAGA


LÍGIA JACQUES - Foto Antônio C.Freitas Junior 
LÍGIA JACQUES estreou o projeto Chique Chiquinhas com show inspirado na obra da grande compositora brasileira Chiquinha Gonzaga, dias 10 e 11 de novembro de 2012, sábado às 20hs e domingo às 19hs, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie - SESC Palladium. Desde que apareceu no cenário musical em fins da década de 70, Lígia Jacques é conhecida por interpretar compositores já consagrados da MPB, tendo registrado esse repertório em seu primeiro CD “Choro Barroco”. Com o lançamento de “Choro Cantado”, seu segundo CD concebido como homenagem à Rainha do Choro Ademilde Fonseca, esse gênero musical ganhou maior espaço em seu repertório e deu lugar à voz de Lígia Jacques nas rodas e palcos dedicados ao Choro. 
Lígia Jacques concebe este novo show, espetáculo com alma e formação totalmente feminina, para trazer ao público a grande referência da obra de Chiquinha Gonzaga, mulher que soube com maestria equilibrar a força e a delicadeza da alma feminina e compor uma grande obra como puro ouro da Música Popular Brasileira. 
Além do resgate e interpretações de choros que se destacam também pelas letras, a cantora interpreta valsas, polcas e modinha em clássicos como: Lua Branca (música e letra de Chiquinha Gonzaga), Ô Abre alas (música e letra de Chiquinha Gonzaga), A corte na roça (música de Chiquinha Gonzaga, letra de Francisco Sodré), Satan (Música de Chiquinha Gonzaga e letra de Jorge Fernando dos Santos), Água do Vintém (música de Chiquinha Gonzaga, letra de Paulo César Pinheiro), Corta Jaca (música de Chiquinha Gonzaga e letra de José Machado Pinheiro e Costa), entre outras.

 Marcela Nunes, Lígia Jacques, Luísa Mitre e Alcione Oliveira
Foto: Antonio Carlos Freitas Júnior


No palco, o timbre marcante e preciso da voz de Lígia Jacques é acompanhado de um trio feminino que forma o projeto CHIQUE CHIQUINHAS. 
Nos espetáculos se apresentam: Luiza Mitre no piano, Alcione Oliveira na percussão, Marcela Nunes e Raissa Anastásia na flauta.

SHOW CHIQUE CHIQUINHAS - EXPOMINAS


CHIQUE CHIQUINHAS


Luísa Mitre - Foto Antônio C. Freitas Junior
LUÍSA MITRE é aluna do Bacharelado em Música Popular na UFMG, com habilitação em piano. Integrou por dois anos a Big Band do Palácio das Artes, foi vencedora do primeiro concurso "Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais", promovido pela OSMG em 2010, onde obteve como premiação a apresentação de um concerto junto a esta orquestra no Grande Teatro do Palácio das Artes.     Sua carreira inclui também diversas atuações como musicista e arranjadora em gravações de CDs e na montagem e execução de trilhas sonoras teatrais, vários projetos musicais tais como “Jovem Músico BDMG”,  "Projeto Segunda Musical", promovido pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, "Festa da Música", "Prata da Casa", "Quarta cultural", "Feira Tom Jobim", "Para Todos",  "Pizindim - Choro no Palco", "VivaMúsica UFMG",  "Curta! Som - Sesc Palladium" e "Savassi Jazz Festival". Luísa atua também como pianista e acordeonista integrante de grupos de choro e de música instrumental brasileira em Belo Horizonte, como "Grupo Chora o 7", "Quarteto Borzeguim" e "Toca de Tatu" .

Marcela Nunes - Foto Antônio C. Freitas Junior
MARCELA NUNES é também compositora e arranjadora. Bacharel em Flauta Transversal pela UFMG, atualmente conclui seu mestrado na mesma Universidade, tendo como tema de dissertação , as obras compostas por Belini Andrade para flauta. A pesquisa que tem data da defesa marcada para dezembro deste ano, traz análise e catálogo das obras para o instrumento, além de uma biografia do compositor. Marcela Nunes toca ao lado de nomes consagrados do Choro e da MPB e também é integrante dos grupos Projeto Saravá, GIRAU e Misturada Orquestra. É uma das idealizadoras do Choro Nosso, projeto de pesquisa e divulgação do Choro produzido em Minas Gerais. Já participou de diversos festivais nacionais de choro como instrumentista e também ministrando workshops e oficinas. Foi vencedora do Prêmio Jovem Instrumentista BDMG , do Prêmio Funarte – Concertos Didáticos com o projeto Brasil em Flautas, finalista do 8º Prêmio Nabor Pires Camargo, em Indaiatuba/SP, concurso dedicado à música brasileira, em especial o choro,   3º lugar no Troféu Lamartine Babo, melhor Intérprete no Troféu Correios e Troféu Cata-Vento de Melhor Produção Independente. Neste ano, Marcela foi agraciada com menção honrosa como compositora no Festival Choro Novo.


Alcione Oliveira  
Foto Antônio C. Freitas Junior
ALCIONE OLIVEIRA é percussionista, DJ e Contra-Mestre de Capoeira Angola, tendo se formado em Musicalização, Apreciação Musical e Canto pela Fundação de Educação Artística. Participa ativamente em shows, projetos, feiras, festas, festivais e gravações de CDs. Desde 2001, realiza trabalhos de música, percussão e capoeira fora do país, já tendo habitado, trabalhando como musicista, na Alemanha, França, Itália e viajado por diversas regiões dos EUA. Também realiza vasta pesquisa sobre a música popular brasileira, principalmente pela região Nordeste, pesquisando diferentes tradições culturais, ritmos e brincadeiras populares como Maracatu, Bumba meu boi, Coco  Ciranda, Cacuriá, Samba de roda etc; sendo essas bases para criação musical e formação educacional. Atuou por vários anos na coordenação de encontros de Capoeira Angola em BH e participou de diversos outros em todo Brasil, além de ministrar oficinas em cidades dos EUA, como Nova York, Chicago, Hawaii, Seatle, Oakland e Philadelfia. Em seu vasto curriculum, Alcione também acumula diversas experiências como produtora, educadora em projetos sociais ministrando oficinas de percussão e musicalização. Além de participante como percussionista de grupos e bandas como: Maracatu Nação Estrela Brilhante, Zé da Guiomar, Sérgio Pererê e banda, Encaixa Couro, Bantuquerê , Trovão das Minas, Frito na Hora, Samba da Madrugada e como musicista acompanhando músicos de renome nacional e internacional.

RAISSA ANASTASIA é mineira de Belo Horizonte,  Bacharel em flauta transversa pela UEMG e licenciada em Artes com Enfase em Música pela Unimontes. Fez mestrado em performance musical na UFMG e foi vencedora dos prêmios Jovem Músico e Jovem Instrumentista do BDMG. Tem atuado ativamente como instrumentista, transitando entre diversos gêneros musicais que vão do popular ao erudito. É integrante do grupo de Coco Ouricuri. Atualmente é professora do curso de música da UNIMONTES e cursa bacharelado em flauta doce na UEMG. 





AGENDA
Lígia Jacques apresenta Chique Chiquinhas - a música de Chiquinha Gonzaga
Dia: 10 e 11 de novembro 2012
Horário: sábado às 20hs e domingo às 19hs
Local: Teatro de Bolso Júlio Mackenzie – SESC Palladium (3279-1500)

Ingressos: R$20 inteira e R$10 meia - Vendas no local.

Lígia Jacques apresenta Chique Chiquinhas - a música de Chiquinha Gonzaga
Dia: 07 de dezembro 2012
Horário: 19hs
Local: Feira Nacional de Artesanato - EXPOMINAS

Ingressos:  Vendas no local.








Nenhum comentário: