Centenário Vinícius

       LÍGIA JACQUES E O CENTENÁRIO DE  VINÍCIUS DE MORAES

Poeta essencialmente lírico, Vinícius de Moraes notabilizou-se pelos seus sonetos e lindas canções e completaria 100 anos em 19 de outubro de 2013.
Ao longo de todo o ano, músicos, poetas, intelectuais e demais áreas de produção artística e literária homenagearam e celebraram o centenário de Vinícus, através de espetáculos que levaram ao público sua obra declamada e cantada.
Participando destas homenagens, a cantora Lígia Jacques subiu ao palco rendendo também sua reverência ao "Poetinha".



PALESTRA-SHOW VINÍCIUS DE MORAES: POESIAS, CANÇÕES E ALGUMAS HISTÓRIAS.

Ligia Jacques e o violonista Rogério Leonel participaram, ao lado do doutor em literatura comparada, Roniere Menezes, em várias apresentação da Palestra- Show Vinicius de Moraes: poesias, canções e algumas histórias.., 
Roniere Menezes é professor, pesquisador e autor de diversas publicações no campo da língua portuguesa e da música. Entre suas publicações destaca-se: O traço, a letra e a bossa, publicado em 2011 pela editora UFMG. O livro estabelece diálogos entre a produção artística-literária dos escritores-diplomatas João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa e Vinicius de Moraes e o discurso das modernidades tardias no Brasil.
Na palestra, Roniere traz reflexões sobre a importância de Vinícius na transformação do cenário artístico nacional do sec. XX em uma mistura de razão e emoção, marca do Poetinha. 
No repertório, deste espetáculo, Lígia Jacques incluiu músicas compostas por Vinicius em parceria com Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell, entre outros parceiros.

APRESENTAÇÕES: 
- Em uma homenagem da Casa UNA de Cultura ao centenário do poeta, em 15 de março; 
- Em programação do “XVI Enfoquelettras - 4º Simpósio dos Estudos da Linguagem - SESLIN - Letras e Vozes: Movimentos Polifônicos”, na PUC Minas, em 17 de maio; 
- Durante a VIII Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA. Lavras, MG - em 21 de outubro.






ESPETÁCULO "CASA DE VINÍCIUS"

Os cantores Thelmo Lins e Wagner Cosse também mergulham na obra de Vinicius de Moraes no espetáculo CASA DE VINICIUS, espetáculo que homenageia o centenário de nascimento do poeta e contou com a participação de Lígia Jaacques, da cantora Ana Cristina e dos músicos Lucas Telles (violão), Luísa Mitre (teclado e acordeão), Sanchez Almeida (contrabaixo) e Ana Brandão (percussão).



Foto: Vânia Aroeira




















O roteiro focaliza o amor no universo poético-musical de Vinicius de Moraes, abordando todas as suas nuances, tendo como fio condutor as aventuras e desventuras de um relacionamento amoroso, desde o momento em que o casal se conhece, se apaixona e resolve dividir o mesmo teto, até o surgimento das discussões e das brigas, culminando com a separação. E, após a desilusão, o recomeço, o renascimento da esperança impulsionando a busca do novo amor.

Thelmo Lins e Lígia Jacques em "Casa de Vinícius" - Foto: Mary Lane Vaz,

No repertório, grandes clássicos da música brasileira, como “Minha namorada”, “Pela luz dos olhos teus”, “Eu sei que vou te amar”, “Samba em prelúdio”, “Apelo”, “Bom dia, tristeza”, “Derradeira primavera”, “Chega de saudade”, “Regra três”, entre outros, destacando a multiplicidade de parceiros do Poetinha, como Tom Jobim, Ary Barroso, Edu Lobo, Baden Powell, Adoniran Barbosa, Carlos Lyra e Toquinho, além de canções que ele compôs sozinho. 
Estas obras-primas são costuradas por frases e poemas de Vinícius, pontuando, ora com dramaticidade, ora com humor refinado, as emoções humanas retratadas, e revelando o talento de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.

Ouça: É preciso dizer adeusSamba em Prelúdio - na interpretação de Thelmo Lins e Lígia Jacques, em "Casa de Vinícius".



APRESENTAÇÕES: 
- Em Belo Horizonte: no Teatro Santo Agostinho, nos dia 7 e 8 de setembro.
- Em Itabira (MG):  na Casa de Cultura Maestro Dungas, dentro da programação do Circuito VDL de Arte e Cultura, em setembro de 2013.


Fotos: Vânia Aroeira  e José Carlos Oliveira


Nenhum comentário: