29 de março de 2013

A benção poeta: Ligia Jacques canta em palestra show homenageando o centenário de Vinícius de Moraes.




A palestra-show Vinicius: a poesia, a música e o Brasil realizada no dia 15 de março foi uma homenagem da Casa UNA de Cultura ao centenário do poeta, cancionista e diplomata Vinicius de Moraes.
O evento foi abrilhantado pela competência do Prof. Roniere Menezes falando a  respeito da vida e da obra artístico-literária de Vinicius de Moraes e ganhou novos contornos, mesclando-se a um show musical do violonista Rogério Leonel e da cantora Lygia Jacques. Entre uma composição e outra seguiram-se as reflexões sobre a importância de Vinícius na transformação do cenário artístico nacional do sec. XX em uma mistura de razão e emoção, marca do poeta, compositor e diplomata. 
No repertório, Ligia Jacques  incluiu músicas compostas por Vinicius em parceria com Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell, entre outros parceiros. 

Participantes: Roniere Menezes, Ligia Jacques e Rogério Leonel.
Local: Casa Una - Centro Cultural - Rua Aimorés, 1.451 - Lourdes

______________________________________________________________________________________________________

Ronieri Menezes é professor , pesquisador e autor de diversas publicações no campo da língua portuguesa e da música. Entre suas publicações destacamos aqui : " O traço, a letra e a bossa" publicado em 2011 pela editora UFMG . O livro estabelece diálogos entre a produção artística -literária dos escritores-diplomatas João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa e Vinicius de Moraes e o discurso das modernidades tardias no Brasil. Os textos analisados voltam-se para espaços periféricos e para o homem comum. A escrita diplomática, de caráter oficial, aproxima-se da escritura: discurso permeado pela transdisciplinaridade, pela imaginação estética e pelo cuidado ético.


Nenhum comentário: