18 de agosto de 2012

Segunda-feira de primeira linha. Lígia se apresenta ao lado de Rogério Leonel, Waldir Silva, José Carlos e Toca de Tatu.



Nesta próxima segunda, 20 de agosto, Lígia Jacques e o violonista, compositor e arranjador Rogério Leonel fazem show no Projeto Pizindin - Choro no Palco. Ao lado deles, como convidados, se apresentam o grupo Toca de Tatu, Waldir Silva e Zé Carlos.

Lígia  Jacques . Ao fundo, a pianista Luísa Mitre.
Lígia, que lançou em 2010 seu álbum Choro Cantado em homenagem à Rainha do Choro, Ademilde Fonseca, continua seu trabalho de preservação da memória desta grande artista, bem como do choro cantado.

REPERTÓRIO
Para este show, Lígia e Rogério Leonel prepararam um repertório que inclui não só choros em versão letrada, mas também choros instrumentais, sem letra, em que a voz dialoga com os outros instrumentos, hora em uníssono, ora dividindo os solos, hora em duetos ou mesmo em contrapontos a três vozes.  Esta modalidade de arranjo contrapontístico vem demonstrar a forte afinidade do choro com a música barroca. Neste caso, temos como exemplo a faixa “Choro Barroco”, composição de Rogério Leonel, anteriormente instrumental, só vocalizada no primeiro Cd de Lígia, que ganhou letra de Jorge Fernando dos Santos para o novo CD Choro Cantado. A melodia sugere uma procissão serpenteando pelas ruas de São João del-Rey. A letra recria tais imagens, incluindo várias citações. Música e letra buscam o parentesco do choro com o barroco mineiro e a proximidade deste com as harmonias do Clube da Esquina.  Jorge Fernando é produtor e idealizador do CD, que inclui também três letras suas em parceria com Valter Braga, nos choros: Água de Moringa, Domingueiro e Romanceando, além da letra que fez para o choro Satan, de Chiquinha Gonzaga. No show, Lígia interpreta também alguns choros com letras inéditas, como “Naquele Tempo”, de Pixinguinha e letra do compositor mineiro, Toninho Camargos, além de “Apenas Duas Lágrimas” de Waldir Silva e letra de Acir Antão e Raphael Vidigal, entre outros.
Ensaio: Lucas Telles e Rogério Leonel somando 13 cordas. 
Lígia Jacques, Abel Borges, Lucas Ladeia e Lucas Telles em preparo do repertório.
Além da presença do Grupo Toca de Tatu que representa o talento da nova geração do choro em Belo Horizonte,  o público vai apreciar as participações especiais e veteranas dos cavaquinistas Waldir Silva e José Carlos Choairy presenças freqüentes e queridas do Projeto Pizindin – Choro no Palco. Um show imperdível, com certeza.
Data: 20 de agosto de 2012
Horário: 20 hs
Ingressos vendidos no dia do show a partir das 19hs
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Info: 3409-8300 

________________________________________________________________________________________

GRUPO TOCA DE TATU

O Toca de Tatu, composto por Abel Borges -  percussão, Lucas Ladeia – cavaquinho, Lucas Telles - violão 7 cordas e  Luísa Mitre -  piano e acordeon, surgiu em 2011, na cidade de Belo Horizonte - MG, com o objetivo de tocar músicas próprias e fazer arranjos de variados estilos de música instrumental brasileira. Composto por músicos jovens, o grupo já se apresentou em importantes projetos em Belo Horizonte, como Pizindin Choro no Palco, Prata da Casa, Curta Terça (Sesc Palladium) e Quarta Cultural, e em programas de TV, como Arte no Ar, Dedo de Prosa e Brasil das Gerais. Ainda em 2011, em parceria com a cantora Natália Sandim, realizou shows em homenagem ao centenário do compositor Nelson Cavaquinho e, em 2012, apresentou-se com composições do maestro Radamés Gnattali.
Atualmente, o Toca de Tatu se apresenta em projetos culturais e casas de shows, e se prepara para a gravação do seu primeiro disco, incluindo, principalmente, composições de Radamés Gnattali. Cada um dos integrantes trouxe para o grupo influências da música erudita e popular brasileira e, também, da música popular latino-americana, valorizando as tradições e a versatilidade da música instrumental. Em seu repertório, estão presentes, dentre outros, os compositores Radamés Gnattali, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth.



Nenhum comentário: