28 de março de 2012

ADEMILDE ESTÁ AGORA NUM "PEDACINHO DO CÉU"


Faleceu no fim da noite dessa terça-feira, dia 27, aos 91 anos, a cantora Ademilde Fonseca.
Ademilde Fonseca Delfino nasceu em Pirituba, no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. Conhecida como a Rainha do Choro, ela é considerada pioneira no chorinho cantado por ter interpretado a primeira música de choro com letra, "Tico-Tico No Fubá", de Zequinha de Abreu e que anos depois seria regravada, entre outros nomes, por Carmen Miranda. "Apanhei-te Cavaquinho", "Delicado","Noites Cariocas" e "Brasileirinho" fazem parte do vasto repertório de Ademilde.
Em sua carreira de 71 anos, a cantora trabalhou por mais de dez anos na TV Tupi e, em totalidade, seus discos venderam mais de 500 mil cópias.
Apesar de sofrer de problemas cardíacos, continuava em atividade. Gravou dois programas para a TV na segunda-feira e fez shows em Porto Alegre, na semana passada. 


Em 2010, LIGIA JACQUES lançou CHORO CANTADO, uma merecida homenagem aos  90 anos de Ademilde Fonseca e sua contribuição a esse gênero da música brasileira.
Em outubro de 2011, Lígia e Ademilde se encontraram na gravação do programa Sem Censura (TVBrasil) , quando a Rainha do Choro foi homenageada e demonstrou mais uma vez todo seu encantamento pelo trabalho e pela voz de Lígia Jacques. 
Um encontro emocionado para a jovem cantora.
Rogério Leonel, Ademilde Fonseca e Lígia Jacques - Out 2011.
O blog está em luto, desejando à Ademilde "UM PEDACINHO DO CÉU". 


Um comentário:

Maria Reciclona disse...

A partida de Ademilde Fonseca é sem dúvida uma enorme perda para a história da musica brasileira. O Cd Choro Cantado é uma linda homenagem e trabalho musical espetacular. Não pode faltar entre os selecionados dos amantes do choro, como eu. Ademilde agora está cantando nas nuvens e aqui Ligia continua cantando por ela...
Um abraço.