23 de julho de 2013

LÍGIA JACQUES NA 5ª EDIÇÃO DO ARTE EM FOCO.



A cantora Lígia Jacques participa da quinta edição do Arte em Foco como convidada do artista Roniere Menezes, em palestra show que acontece dia 1º de agosto, às 19 horas, na sala Funarte.

O Arte em Foco, ciclo de reflexões sobre as artes, realizado pela representação da Funarte em MG desde 2009, neste ano, está focado sobre a obra e a vida de grandes artistas brasileiros. São eles: Vinicius de Moraes, Humberto Mauro, Pixinguinha e Augusto Boal. De segunda a quinta-feira, sempre na última semana do mês, a edição 2013 acontece de julho a outubro.

Contando sempre com intervenções artísticas, o projeto abre espaço para o artista convidado, que, além de ilustrar a palestra do professor, no último dia de cada ciclo, fala com o público sobre o seu trabalho, sua trajetória e sua poética – é o Artista em Foco.
Atendendo às sugestões de temas feitas pelos participantes do Arte em Foco em edições anteriores, as reflexões dessa 5ª edição serão sobre Literatura e Música, Cinema, Música, Teatro. E, para encaminhar os cursos foram convidados importantes professores e pesquisadores de diferentes universidades do país, o que já se tornou um diferencial do projeto.
Em 2013, comemoram-se os cem anos de nascimento de Vinicius de Moraes  e no dia 1º de agosto, o Artista em Foco Roniere Menezes fala sobre a curadoria da exposição e também da ideia geradora do livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius, escrito por ele e publicado pela Ed. UFMG, em 2011. Depois, conversa sobre a relação de Vinicius de Moraes com a música popular e a cultura afro-brasileira. Serão convidados ao palco o violonista Rogério Leonel e a cantora Lígia Jacques. A dupla interpretará músicas compostas por Vinicius – em parceria com Tom Jobim, Pixinguinha, Chico Buarque, Baden Powell, entre outros. Roniere Menezes declamará poesias e fará comentários sobre as canções apresentadas.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a cada mês, pelo email arteemfoco.funarte@gmail.com. As vagas são limitadas e os participantes que obtiverem frequência mínima de 75% serão certificados.

Nenhum comentário: