18 de junho de 2012

"O violão e as linguagens violonísticas do choro": livro de Carlos Walter destaca o choro cantado de Lígia Jacques.

Lígia Jacques e o autor do livro, Carlos Walter.

O Violão é onipresente!  Está em (quase) todos os lugares... Nos botecos, picadeiros, quermesses, escolas, rodas de choro, folias de reis, salas de concerto e estar... Suas estórias contam a história da humanidade. No Brasil – por exemplo – seu advento está relacionado à catequização jesuíta de indígenas e/ou à imigração fugidia de ciganos perseguidos pela inquisição portuguesa. Dessa polêmica, subsiste um indiscutível diagnóstico: seu papel na formação dos primeiros agrupamentos de Choro da 2ª metade do século XIX foi essencial. Com isso, não seria temerário afirmar que o Violão contribuiu (e vem contribuindo) decisivamente nos processos de estruturação e desenvolvimento da música brasileira.

É o que o livro de Carlos Walter,  O violão e as linguagens violonísticas do choro buscou enfatizar ao expor os conteúdos da oficina de capacitação violonística do autor para o projeto de educação musical do Clube do Choro de Belo Horizonte.
Repleto de temas que reclamam didatismo e maior publicidade como estrutura do choro, ergonomia, luteraria, notação, harmonia funcional, performance, propriedade intelectual, sonorização e tocabilidade, lança mão de uma base sólida de referências reunidas para despertar o leitor às linguagens violonísticas do Choro e  favorecê-lo em seus estudos musicais. Na primeira parte da obra, o autor trata do violão sobre seus diversos aspectos e temáticas importantes com referência ao instrumento e também ao instrumentista. Na segunda, o violão de 6 cordas ganha destaque, assim como o gênero Choro quanto à sua estrutura, forma, harmonia, improvisação, arranjo, noções e recursos técnicos adicionais além de tratar dos diálogos do choro com outras linguagens. 
Na terceira parte, discorre sobre temas relacionados ao exercício profissional. Nos anexos, disponibiliza um modelo de ementa para oficinas violinísticas. Nas referências, reúne densa fonte de estudos. E no índice remissivo direciona e otimiza a leitura mediante palavras-chaves, organizadas por ordem alfabética.
São 154 páginas de muita informação, resultantes de intensa pesquisa e estudos, com importante conteúdo para alunos, docentes, estudiosos e apreciadores do Violão e do Choro. 

CHORO BARROCO E CHORO CANTADO 

Quando trata das variações rítmicas e desdobramentos estéticos do Choro, Carlos Walter assinala: o diacronismo e a atemporalidade do Choro engendraram variações rítmicas e desdobramentos estéticos, a saber: polca brasileira, lundu, corta jaca, maxixe, tango brasileiro, schottisch (xótis), mazurca, choro, choro canção, chorinho (choro sapeca), choro sambado, samba-choro, valsa- choro (valsa brasileira), choro barroco e choro cantado, entre outros...”
Ao referir-se aos dois últimos, o autor faz citação à composição Choro Barroco, de Rogério Leonel, registrada em CD homônimo de Lígia Jacques e também no segundo CD, Choro Cantado. Neste, com versão letrada por Jorge Fernando dos Santos, em que Lígia traz o choro cantado em todas as faixas do álbum, também merecedor de citação nas páginas de Walter.

As versões impressa e eletrônica da obra O violão e as linguagens violonísticas do choro podem ser adquiridas acessando o link: www.clubedeautores.com.br/book/31024--O_VIOLAO
______________________________________________________________________________________________________
CARLOS WALTER
Foto: Gabriela Cruz
Mineiro de Uberaba, Carlos Walter é violonista e compositor. Como pesquisador na área musical,  publicou o livro O violão e as linguagens violonísticas do choro , e junto a seu pai (o saxofonista, Álvaro Walter), o dossiê: No crepúsculo da mocidade: arranjos e composições marciais de Aníbal Walter (Clube de Autores), ambos com capa de sua mãe, a artista plástica Giselda Walter.
É associado do Clube do Choro de Belo Horizonte e seu trabalho está registrado em diversos CDs como intérprete, arranjador e compositor. Em 2008 integrou a delegação musical da I Semana de Belo Horizonte em Buenos Aires (Argentina), em 2010 participou do VI Festival de Choro de Paris (França) mediante premiação do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC e em 2011 se apresentou em Montevidéu (Uruguai) durante a 16ª Cúpula de Mercocidades, sempre levando o melhor da música brasileira, interpretada com virtuosismo. 
______________________________________________________________________________________________________
OUÇA CARLOS WALTER:
Carlos Walter em apresentação pelo Clube do Choro de Belo Horizonte realizada no Teatro Alterosa, com a participação especial de Yamandu Costa.

Nenhum comentário: