Choro Cantado (2010)
Este CD reúne cinco clássicos do gênero e cinco faixas praticamente inéditas.
A proposta do projeto Choro Cantado foi justamente registrar e resgatar choros que se destacam também pelas letras. O objetivo da produção foi unir música e letra com precisão, valorizando a poesia e a interpretação.
Gravado entre maio e novembro de 2009 no estúdio Fábrica de Música, com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte e produção de Jorge Fernando dos Santos, o disco tem arranjos e direção musical de Rogério Leonel, que também toca os violões. A direção artística coube a Jairo Lara, flautista e saxofonista em várias faixas. Tocam no disco Milton Ramos (contrabaixo acústico) e Serginho Silva (percussões).
A produção executiva coube a Tião Rodrigues, a arte a Adriano Alves e as gravações ao Jairo e ao Eloísio Oliveira.
Destacam-se as participações especias de Ausier Vinícius (cavaquinho, na faixa Pedacinhos do Céu), Celso Adolfo (voz em Domingueiro) e Hudson Brasil (bandolim, no maxixe Satan, de Chiquinha Gonzaga, com letra inédita).
*****
Choro Barroco (2001)
O CD Choro Barroco, foi lançado em 2001, trazendo um repertório apurado da MPB, com registro de compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo, Paulo César Pinheiro, Hermeto Paschoal, Fernando Brant, Toninho Horta entre outros. Com direção musical e arranjos de Rogério Leonel - que também assina a faixa-título e outras composições, conta com participações de outros grandes músicos:
Clóvis Aguiar: teclado
Ezequiel Lima: baixo
Esdra (Neném) Ferreira: bateria
Serginho Silva: percussão
Cid Ornellas: cello
Jairo de Lara: flautas
Rogério Leonel: violão
Titi Walter, Ladston do Nascimento e Hudson Brasil: vocais.
Choro Barroco foi aplaudido pelo público e pela crítica tendo recebido 3 indicações para o Prêmio Caras de Música, nas categorias Melhor CD, Melhor Cantora de MPB e Melhor Projeto Gráfico.
"Delicadeza é o clima do "Choro Barroco" de Lígia Jacques, assim como é a marca de sua personalidade. É o clima que convém ao primeiro CD solo da cantora, é o que se espera e o que se aspirava ouvir. (...) A qualidade preciosa da voz de Lígia e sua certeira afiação podem ser colocadas a serviço também de outros climas em próximo CD - que já estamos desejando - que desafiem a interprete para a revelação de outros ângulos e segredos... "
Berenice Menegale - Pianista e Diretora da Fundação de Educação Artística Belo Horizonte
REPERTÓRIO
01 - Choro Barroco (Rogério Leonel)
02 - Cantigas de Roda (Domínio Público)
03 - Ciranda da Bailarina (Edu Lobo e Chico Buarque de Holanda)
04 - Passarim (Tom Jobim)
05 - Falando de Amor (Tom Jobim)
06 - Olha Maria (Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque
07 - de Holanda)
08 - Estrela da Terra (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro)
09 - João Sebastião (Rogério Leonel)
10 - Chorinho pra Ele (Hermeto Pascoal e Jairo Lara)
11 - Andaluza (Rogério Leonel)
12 - Choro Barroco (Rogério Leonel)
13 - Aqui, Oh! (Toninho Horta e Fernando Brant)